sábado, novembro 04, 2006

Policia Federal, Veja e o Estado de Direito

Resolvi postar no blog meus últimos email para a lista do Curso, tratando do caso da Policia Federal ter cometido várias arbitrarieadades e porque não dizer, crimes, contra repórteres da Veja. Reitero mais uma vez que não gosto da veja (assim como não gosto da Carta Capital nem da Caros Amigos, pelo menos não no tocante à política brasileira).


Muitas pessoas tem achado boa e feliz esta última investida da Polícia Federal contra a Veja, já que a Veja é parcial e "inventa notícias". A veja é parcial porque pode ser parcial, devido à liberdade de imprensa. O que não pode é a policia federal investigar os "inimigos" do governo a seu bel prazer, cometendo vários atos ilícitos durante o depoimento. O que não pode são os militantes do PT batendo com o mastro da bandeira nos jornalistas. O que não pode é uma turba raivosa de militantes petistas gritando "antes a ditadura do que a imprensa". O que não pode é o Ciro Gomes e o resto do PT falar em "controle da mídia". Reclamam que a mídia só fala mal do PT e não sei o que lá. Quem lia jornal na época do FHC SABE que na época todos os jornais e revistas metiam o pau nele, a veja incluída. A grande diferença é que ele não dava uma de vítima. Como o Lula e o PT fizeram tentando dizer que o dossiê era coisa do PSDB, que o dossiê só prejudicava ele. Vai dizer daqui a pouco que o PSDB deu esses quase 2 milhões de reais para ele? E quer que a imprensa tome isso como verdade. Só se for a carta capital.

Vendo os debates, o Alckmin foi chato pra cacete e ficou aperriando com a história do cadê o dinheiro não foi? Mas agora que a eleição acabou continuamos sem saber de onde veio o dinheiro. Sabem porque? porque esse dinheiro COM CERTEZA é ilícito. Com certeza absoluta. Ou é de sonegação de impostos, ou é dinheiro roubado do contribuinte por meio de corrupções e roubalheiras, ou é do tráfico de drogas, de armas e de pessoas. Porque vocês acham que ninguém quer dizer de onde vem esse dinheiro? Se esse dinheiro chegar PERTO do Lula ele DEVE ter o seu novo mandato cassado. Mas isso é golpismo né? Só porque ele usa o dinheiro do contribuinte (ou da sonegação, ou do tráfico...) para se eleger, Só porque isso é crime? Deixa o homem trabalhar, gente! E daí se ele é ladrão, bandido (ou está cercado deles pelo menos)? Na casa dele, se ele tá na sala e o filho dele tá fazendo algo errado na cozinha ele não tem como saber né? Ele só esqueceu de dizer que, seguindo a metáfora, quando o filho é de menor, o pai que responde pelos atos dele, independente dele "saber" ou "não saber". Ele pergunta aonde esta o dinheiro das privatizações. Ele não é o presidente da república? Por que ele não vai atrás de saber? Os dados estão todos lá. E o dinheiro das cartilhas, que o povo até esqueceu, mas ninguém sabe pra onde foi (e pelo visto ninguém procura mais). E os intelectuais onde estão? A Marilena Chauí fica lá só dizendo que tá tudo lindo, que a imprensa é malvada, que é tudo golpismo. E todos acham lindo. Vocês já viram qual é a defesa contra a acusação de mensalão? "Mensalão nunca existiu". Nunca existiu do jeito que o Bob Jeff falou, pagamentos mensais. O que esquecem e falar é que o pagamento à varejo é a coisa mais normal no governo. Não pagam 30 mil por mes. Pagam sempre que precisam do voto. Mas essa parte ninguém fala né? As coisas neste país tão beirando o ridículo. O Brasil é uma paródia de si mesmo, com dolares na cueca e o presidente corno, sempre o último a saber. Estou cansado desse país. Cansado da conivencia do brasileiro com essas coisas. Daqui a pouco o Lula aparece em rede nacional para dizer que "nunca na história deste país" a imprensa foi tão bem tratada.

Como diria o Raul, "A solução é alugar o Brasil"



Meu outro email, quando as pessoas insistiam em dizer que a Veja mereceu que quebrassem a lei ao interrogarem seus repórteres porque "ela é imparcial e mentirosa":



Primeiramente, sobre a parcialidade da veja, só tenho uma coisa a dizer: Já viu a Carta Capital? é a mesma coisa, só que ao contrário. Não estou discutindo a Veja aqui. Não gosto da veja tanto quanto vocês, acreditem ou não. Mas pelo menos ela não age como a Carta Capital. Quando o FHC era presidente, a Veja teve várias capas falando mal dele (não estou falando isso no chute não, recebi um email petista nessa eleição MOSTRANDO todas as capas ruins). Agora a pergunta crucial: e a Carta Capital, quantas capas dedicou aos inúmeros escândalos? Tu vê um editorial do Mino Carta falando mal do Lula? Falando dos escandalos? Só de forma conivente. Aí vem uma outra questão: quer dizer que vocês são a favor do "controle democrático" dos meios de comunicação? São a favor daquele dono de banca de revista que resolveu parar de vender a veja e a istoé? porque se todos os donos de banca fizessem isso, a gente seria OBRIGADO a ler uma Carta Capital da vida, assim, bem deocráticamente. Daqui a pouco estaríamos pensando "Dolar na cueca, não há de ser nada... deve ter sido o PSDB que colocou lá, o Lula não ia ganhar nada com isso...". Livre imprensa é um dos pilares da democracia. Se deixar apenas os que O GOVERNO considera imparcial, aí estamos fudidos. Porque até hoje o PT diz que não houve mensalão, então só quem concorda com isso deve se pronunciar? E outra, se as revistas são manipuladoras, TANTO A VEJA COMO A CARTA CAPITAL! Tanto a Istoé quanto a Caros Amigos (que eu nem citei antes porque já estaria apelando :p). Se as pessoas não tem discernimento para ver o que é verdade e o que não é, tem algo de errado na formação das pessoas. Não podemos subestimar tanto o povo. Houveram várias denuncias contra o governo, em todos os meios de comunicação. Se o povo é tão manipulável, porque o Lula ganhou? Porque
ele é carismático, enquanto no segundo turno pode se ver a chuchuzeza do Alckmin, e porque este último foi ao ataque no segundo turno, o que brasileiro não se amarra muito.

Quanto ao "viva a internet", aos blogs e à "imprensa livre", não sei se vocês sabem, mas já existe o precedente de um blog ser processado pelo seu conteúdo sabia? Pior, processado pelo conteúdo dos comentários. Junte isso à uma policia federal truculenta com quem é contra o governo e o apoio das massas que você tem a receita perfeita para um fascismo (e sempre lembrando que hitler era do partido dos trabalhadores alemães :p... essa é meio forçada mas tudo bem). Sabe o que eu temo, é que hoje a Veja seja acossada, amanha é a istoé, depois são os blogs como do Reinaldo Azevedo ou do Diogo Mainardi, que tudo bem, são do PSDB, mas o próximo passo são os blogs sem alinhamento político, depois os ultraesquerdistas tipo PSOL e PSTU e PCO. Temos que tomar muito cuidado com isso, pois começa com a veja, que é uma "escrota", depois vem as menos escrotas, depois os antigos aliados... sabe deus onde isso vai parar.

E mais uma coisa, só acredita no que está na imprensa quem quer. Assim como tem gente que acredita que nunca na historia deste país o Brasil cresceu tanto só porque o Lula disse no debate, sendo que os números dizem outra coisa. Que nunca na história deste país a saúde esteve tão perto da perfeição, quando na verdade o número de leitos hospitalares diminuiu, as santas casas estão abandonadas, os hospitais universitários idem (é só perguntar para algum amigo de vcs da fcs). Então esse tipo de mentira pode? A verdade é que todos nós como jovens de espirito revolucionário tendemos naturalmente para a esquerda. O que falta agora é o choque de realidade. O PT em nada difere do PSDB (talvez a única diferença é que o PT é muito mais truculento). O Lula não revolucionou o Brasil (tudo o que ele fez foram idéias iniciais do
FHC, inclusive o bolsa família, que é o antigo bolsa escola aumentado, e a estabilidade da inflação, que TODOS sabemos de quem foi a idéia). A verdade é que este país é muito conivente com o Lula. Por muito menos os Petistas ficavam gritando "Fora FHC". Hoje em dia só quem
grita fora Lula é o PSTU. Mas o que me deixa mais mordido com todo estes episódios é o total despeito do PT com a Lei brasileira. A Veja faz acusações ilegais contra o PT? Porque diabos o PT não entrou na justiça contra a Veja cacete? Calunia é crime. Não. Eles preferem mandar seus delegados da policia federal botar pressão. A verdade é essa. Se a Veja foi criminosa, isto dá direito à PF de ser criminosa também? Claro que não. Se ela é criminosa porque ninguém faz nada a respeito? Não. O PT prefere expulsar do país o reporter americano que chamou ele de cachaceiro. Nada de utilizar maneiras mais legais pra fazer isso, não, melhor é expulsar logo, e antes que digam, não to defendendo aquele americano escroto, mas nem por isso vou defender que só porque ele é escroto a lei não vale para ele. O mesmo vale para a Veja. Uma arbitrariedade não justifica a outra, e quando a policia federal começa a agir contra a lei é sinal que estamos todos completamente fudidos.


Leitura recomendada para dar uma outra visão desse assunto: "Revolução dos Bichos", de George Orwell (em um futuro post comento sobre este livro)


Gladiador

Nenhum comentário: