terça-feira, outubro 10, 2006

Fortaleza Digital (ou enquanto roda o experimento)


Pode-se postar o que quiser nesse blog, ne? Como os experimentos do PF tão rolando e são suficiententemente demorados aproveito o momento pra postar minha impressão sobre o livro q eu to lendo agora, Fortaleza Digital. O livro é indicação de Bobinho, o qual está lendo Mandrake - A Bíblia e a Bengala, indicado por mim. Não que só leiamos romances policiais (apesar de os dois livros retratarem ambientes completamente diferentes), mas é o que chegou na mão agora.
Mas então, esse livro é de Dan Brown, o carinha de O Codigo Da Vinci. A trama rola com momentos de muita tensão, suspense só, um acontecimento em cima do outro, e vai contando o que pode ser o fim da maior e mais secreta agência de segurança dos Estados Unidos. Chama-se NSA, Agência de Segurança Nacional [ vc tb leu NASA? Poha! Isso me acontece toda vez q a palavra aparece no livro ]. Essa história de ser a maior e mais secreta é mta conspiração pra mim e mostra o olhar megalomaníaco dos americanos, mas td bem.
A NSA é a agência responsável por decodificar, ver o conteúdo e rastrear todas[!] as mensagens que circulam na internet. Digaê...q ficção sem pé-nem-cabeça da poha.
Só pra ter ideia a máquina que processa tudo, a TRANSLTR, tem 3 milhoões de processadores funcionando paralelamente. Mas td bem de novo.
Essa maquina fodona dá ao governo americano o poder de vigiar[controlar] a população mundial, com a justificativa de proteger a nação de ataques terroristas e/ou coisas similares. Aquela paranóia[?] norte-americana de sempre.
Os personagens eh q são fodas mesmo. Acho q o autor jogou na função 'criarPersonagemClichePraCaralho()' e ae pronto instanciou os personagens. A personagem principal é uma mulher "gostosa, rica e gênio da matematica", o namorado dela é o cara “bonitão, inteligente e magáiver” especialista em línguas, o mandachuva chefe da mulher é o "velho malvado, mas bonzinho so com ela", que deve ser republicano e homosexual enrustido, que tenta controlar tudo. Ae tem o "programador japonês", responsável por fazer programa que causa toda a crise na agência. Ele faz um programa que nao pode ser decodificado pela maquina fodona. Tem tb um "assassino cruel e misterioso", que eu nao sei quem é ate agora, que obedece a um mandante, que será revelado nas ultimas paginas [ é claro! ]

Bemmmm....bicho, apesar de tudo isso né que é bom a poha do livro? O autor se repete, pelo que li n'O Código da Vinci, mas é craque em manter o suspense durante toda a historia. Ele pega umas polêmicas interessantes, mistura com uns fatos e/ou personagens reias, bola uns assassinatos, umas traições, ae o resultado é que vc quer ler o livro inteiro numa lapada só. Mas ai tb não dá, chega a hora que o cara tem q ir dormir. O livro eh entretenimento. É diversao. Vc nao vai ler e sua vida vai ser diferente dali em diante, no máximo vc vai refletir sobre o assunto uns 20 minutos [ ou entao fazer um post pro blog ], mas eu recomendo. Alias, Bobinho, ja vou encomendando a Bobinho 'Ponto de Impacto' e 'Anjos e Demonios' ;) , pois ja desisti de ler '1984' que tá com o Gaucho :p

Um comentário:

Anônimo disse...

Tou começando a ler o Ponto de Impacto agora e acho que vai ser um livro "Mais do Mesmo".
Paranóia americana, personagens fodões, cenários altamente bem descritos e ação e suspense pra caralho. Pareçe mesmo que ele tem as funções prontas e só instancia os objetos, rs. Mas é bom, como vc disse, dá vontade de ler tudo numa lapada só!!!
Bobinho!