- Leigos: não tem conhecimento sobre tecnologia, porém tentam desfrutar dos seus benefícios decorando scripts (iniciar->todos os programas->windows live messenger->usuário/senha->
Frase típica: "Apareceu uma mensagem aqui, onde eu clico? (Mensagem: Atualizações instaladas, deseja reiniciar o windows? Sim/Não/Cancelar)"
Defeito: Baixa capacidade de raciocínio.
- Acomodados: pessoas que acham (seja por causa do grande alarde da mídia sobre a internet, seja por sua natureza preguiçosa) que a internet está lá para ELIMINAR (em vez de DIMINUIR) o esforço necessário para se obter informação. Aqui enquadram-se pessoas que adoram pedir ajuda em fóruns/blogs sem nem mesmo ler o que já existe sobre o assunto levando a situações ridículas como os comentários deste post e deste.
Frase típica: "Como eu faço para baixar/instalar o msn/linux/windows/office/photoshop?"
Defeito: PREGUIÇA!!!
- Ráquers: esses são os mais engraçados. Querem a todo custo tornarem-se "feras" do pc. O sonho deles é aprontar altas e boas com os lammers. O problema é que, nessa sede por "poder", tornam-se presas fáceis de armadilhas do tipo "baixe aqui, manual/programas/códigos ultra secretos para invadir/destruir/comandar qualquer pc/estação espacial/carro de fórmula 1". Acredito eu que os membros desta categoria são responsáveis por 90% dos cliques obtidos no experimento do tal Didier Stevens e também por parte dos e-mails recebidos pelo Mr Manson do Cocadaboa sobre roubo de comunidades no orkut.
Frase típica: "7u s4b3 1nv4d1r?"
Defeito: Muita disposição pra fazer merda.
É claro que existem outros tipos de usuários que não se enquadram em nenhuma dessas categorias descritas, assim como muitos se enquadram em mais de uma, mas não se pode negar que esses tipos são muito comuns hoje em dia.
Talvez seja porque a internet ainda está meio verdinha. Com essa geração de crianças, que está sendo criada em um mundo com internet, crescendo, acredito que as coisas devem mudar um pouco (para melhor).
Nenhum comentário:
Postar um comentário