quinta-feira, março 29, 2007

[Não!]gosto tanto de voce leãozinho...

A enorme carga tributária que pesa sobre as costas dos nós brasileiros faz do Governo nosso maior sócio. É uma "mordida fiscal" do Leão direto na fonte, além das outras menos descaradas, quando se compra algum produto (ICMS) e quando se presta algum serviço (ISS), CPMF..o escambau.
Essa porra de cobrança de Imposto de Renda Retido na fonte(IRRF) é um absurdo, porque nos faz trabalhar para o Governo. É o produto da minha mão-de-obra, do meu suor, que é dado de bandeja pro nosso belíssimo governo sem nenhum esforço. É uma cobrança sobre os ganhos do cara. Como é que pode isso? A lógica por trás é: dar 27,5% de tudo que você ganhou no último ano para o Imposto de Renda. Você trabalha 100% mas só recebe 72,5%. Ora porra, por que? para custear "a máquina" pública. O foda é que as engrenagens da "máquina" estão enferrujadas. Ela simplesmente não funciona. Isso é revoltante!
Pra alguém fazer uma empresa sobreviver nesse país tem que ser mágico. E se você tem uma empresa que paga TODOS os impostos, amigo, aí não tem mágica que dê jeito. Sua empresa vai falir. É batata! Todo ano, vários comerciantes e empresários tem que encerrar suas atividades simplesmente porque não conseguem sobreviver com uma carga tributária sem-vergonha dessas.
Caralho, depois que comecei a receber olerite(o mesmo que contracheque, é que eu queria usar essa palavra que meu amigo Theo me ensinou. Acho que so escrevi esse texto por causa dela.) é que vim me dar conta da quantidade de dinheiram que me roubam. Sem nem direito de dizer "devagarzinho, amor, por que assim machuca".
Já que temos que pagar tanto imposto, eu queria ter o habito de pedir a nota fiscal, só para passar adiante pros comerciantes a rolada o Governo me dá. Só pra sacanear mesmo, a não ser que "a gente possa resolver o problema", no melhor estilho "quebre esse galho por seu irmão aqui", com o uso do velho
"jeitinho brasileiro".Nesse caso abro mão da nota utilizando este recurso tupiniquim sob a desculpa de que ja tá enraisado do meu ser, na minha cultura, "todo mundo faz isso".
Foi assim que aconteceu na vez que fui comprar o meu primeiro PC de verdade. Quando fui comprar o PC meu pai deu uma cantada no vendedor: "chefia, precinho de sem-nota, ok?". Ai o vendedor pro gerente: "ô Abdias, preço de sem-nota pra esse pedido aqui..". A diferença de preço era bastante razoável, ou seja, era negócio pra mim e pra loja. Pra mim porque sairia mais barato e pra loja porque nao teria que repassar nada pro Governo (se nao me engano era 17%, o valor do ICMS). Dei sorte tambem porque nada deu defeito depois. Mas quer sabe? Não me sinto culpado por isso.
Outra coisa absurda é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos, vulgo IPVA, que chegopu pro meu pai dia desses. "Comé-que-é? Tenho que pagar pelo simples motivo de poder ter um carro?". O Paliozinho tem que pagar cerca de 400 mangos ao Detran(ou prefeitura, sei lá) de IPVA, fora o imposto da gasolina, fora a manutenção que meu pai tem que dar nele e que ja tem um monte de impostos incluso nos servicos e peças. Caralho, e o IPTU? Um amigo aqui disse que o dele aumentou em 40% esse ano!! E a taxa de bombeiros? Ei, governo vai tomar no cu!!! É IMPOSTO sobre IMPOSTO sobre IMPOSTO. Não devemos aceitar isso facilmente, nos resta apenas só negá-los.

2 comentários:

Bobinho disse...

Como diria o mago poeta roqueiro antigo falecido ídolo mito e cachaceiro:

"A solução pro nosso povo eu vou dar
Negócio bom assim ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui, é só vir pegar
A solução é alugar o Brasil!

Nós não vamos pagar nada
Nós não vamos pagar nada
É tudo free,
Tá na hora agora é free,
vamo embora
Dar lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar

Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico, tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dólar deles paga o nosso mingau

Nós não vamos pagar nada"

Raulzito!

Anônimo disse...

E é por isso que grande parte dos economistas defende que o Brasil só cresce com um reforma tributária. E, CLARO, não pode ser uma reforma pra trocar os nomes dos impostos e taxas, tem que ser pra diminuir e retirar td aquilo q obstrui a economia. Com obstrução da economia entenda-se td o que o perna escreveu e mais algumas coisas como o famigerado JUROS, por exemplo.