Resumidamente, é um esporte jogado por 30 pessoas, 15 em cada time, cujo o objetivo é levar a bola á "área de validação" do adversário. Cada vez que um time consegue chegar nessa área com a bola, o chamado "try", ganha 5 pontos. No final do tempo, ganha quem tiver mais pontos.
No final das contas, acaba em algo como a figura abaixo.

Ou seja, força bruta.
Claro que a minha descrição foi bem resumida e o jogo não é simplesmente isso. Existem táticas para se chegar ao "try", o que envolve velocidade, preparo físico e, principalmente, inteligência. Isso é evidente, pois nunca um brutamontes sozinho vai conseguir passar por outros 15 brutamontes. E não existem somente brutamontes, pois, como dito anteriormente, a velocidade faz parte da tática de jogo.
Existe uma coisa muito bacana no esporte, o chamado "espírito do rugby". Isso é uma espécie de doutrina, que visa conscientizar os jogadores para que o jogo não se transforme em um "campo de batalhas". Pregra-se que o esporte é praticado por um grupo de 30 pessoas, que apenas no momento do jogo dividem-se em 2 times de 15. Assim, fora de campo, não há lugar para rivalidades e atitudes anti-desportivas. Uma prova disso é que, segunda reza a tradição do esporte, existe o "terceiro tempo", onde os jogadores dos 2 times , acompanhados de muita CERVEJA, comentam os lances da partida.
Que massa hein! Mas dentro do campo não tem "moleza" não... olha só:

Aqui no Brasil o esporte não tem o mesmo alcance do futebol, do basquete ou do volei ... mas é considerado esporte número 1 em muitos países europeus e a potência mundial é a Nova Zelândia, os lendários "all blacks".
Veja só como as torcedoras vão aos jogos por ai:

Obs1: isso ai é a torcida da seleção da África do Sul (apartheid é foda :p)
Obs2: olha a cara de pilantra do caboco da direita! HILÁRIO!
Então ... vamos montar o time de Rugby do ADL? Já deu pra ver que a torcida é boa né?